É o profissional apto a analisar situações de comunicação (interpessoais e organizacionais), colaborar na detecção e formulação de problemas de natureza comunicacional, participar criativa e ativamente no desenvolvimento e planeamento de estratégias de marketing quer na vertente interna quer na vertente externa, como parte integrante do marketing – mix privilegiando a óptica comunicacional.
Curso Profissional de Técnico de Comunicação: Marketing, Relações Públicas e Publicidade
- Duração: 3 anos
- Pré-requisitos: 9º ano completo
- Idade – até aos 19 anos.
DESTAQUE 2024 / 2025
Competências Profissionais
| Colaborar na elaboração e interpretação de estudos que permitam um conhecimento efetivo do mercado em que se insere a organização;
| Participar na concepção e elaboração de estratégias e planos de marketing da organização; | Assessorar no planeamento, organização e definição de objectivos de comunicação de acordo com os objectivos de marketing preestabelecidos/definidos;
| Operacionalizar as linhas de atuação em todas as áreas pertinentes e que sejam decorrentes da estratégia da organização e respectivo plano de comunicação;
| Participar ativamente na execução das ações/tácticas de comunicação dirigidas aos diferentes públicos tendo em conta as suas atitudes, comportamentos e necessidades;
| Cooperar na gestão dos processos comunicacionais e promocionais com os diferentes públicos da organização;
| Participar na organização e operacionalização de contextos/eventos que visem a promoção comercial ou institucional, com base em técnicas de relações públicas dirigidas aos públicos(interno e externo) da organização;
| Colaborar e participar na concepção e finalização de campanhas de publicidade, nomeadamente, pela integração ativa em equipas criativas ou de produção;
| Elaborar um plano de media e desenvolver relações de cooperação positiva com os diferentes suportes de comunicação social;
| Participar na concepção, produção e seleção, de acordo com o modelo determinado, dos elementos de comunicação gráfica, escrita, visual ou multimédia, necessários para a relação com os públicos e que dão suporte a operações relacionais, incluindo as de cariz promocional ou publicitário;
| Participar nos projetos de estruturas dos espaços relacionais de forma a obter-se a optimização da relação com os públicos, em coerência com a identidade da organização;
Plano de Estudos
Docentes da área técnica
Coordenador: Pedro Santos
Docente área Técnica: Miguel Brazete
Docente Área Técnica: Andreia Santos
Docente Área Técnica: Ana Raposo