É o profissional qualificado apto a promover, autonomamente ou integrado em equipas multidisciplinares, o desenvolvimento psicossocial de grupos e comunidades no domínio dos cuidados sociais e de saúde e da intervenção social e comunitária.
Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial
- Duração: 3 anos
- Pré-requisitos: 9º ano completo
- Idade – até aos 19 anos.
DESTAQUE 2024 / 2025
Competências Profissionais
| Identificar, diagnosticar, analisar e avaliar diferentes domínios, contextos, situações, problemas e comportamentos sobre os quais seja necessário intervir;
| Planear, organizar, desenvolver e avaliar programas, projetos, ações e atividades que dêem resposta às necessidades diagnosticadas;
| Colaborar com a educadora de infância na execução de atividades lúdicas e pedagógicas e outras atividades que fomentem e promovam os processos de socialização das crianças em creches, em estabelecimentos de educação pré-escolar e em atividades de tempos livres;
| Definir estratégias, métodos e técnicas de intervenção face a cada situação diagnosticada;
| Identificar recursos, encaminhando, articulando ou criando novas soluções para as situações detectadas;
| Intervir junto de indivíduos, grupos, comunidades, ou populações com necessidades específicas, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e sócio-comunitário;
| Planear, organizar e promover atividades de carácter educativo, cultural, social, lúdico-pedagógico e sócio-terapêutico, em contexto institucional, na comunidade ou no domicílio, tendo em conta as necessidades do grupo e dos indivíduos, com vista a melhorar a sua qualidade de vida e a sua inserção e interação sociais;
| Promover a integração grupal e social fomentando a interação entre os vários atores sociais da comunidade;
| Elaborar relatórios das atividades;
| Intervir em comunidades em que não sejam detectadas necessidades especiais, nomeadamente escolas, lares de terceira idade, centros de ATL;
| Realizar atividades complementares de ação pedagógica com vista ao desenvolvimento integral de grupos e/ou indivíduos;
| Promover o acompanhamento e a reinserção de crianças e jovens institucionalizados;
| Participar em equipas pluridisciplinares que desenvolvam atividades no âmbito da Educação para a Saúde;
| Acolher e acompanhar de forma personalizada o doente e seus familiares nos circuitos assistenciais das Unidades de saúde apoiando-os e motivando-os para o tratamento;
| Realizar atividades complementares de ação terapêutica, tendo em vista o bem estar na recuperação e na integração social plena do doente;
| Desenvolver atividades lúdico-terapêuticas nas Unidades de Saúde, avaliando e registando a conduta e o desempenho global dos doentes, e acompanhá-los em visitas de estudo relacionadas com a área ocupacional e saídas de socialização;
| Colaborar na prestação de cuidados de higiene, alimentação e conforto de doentes, tendo em conta o seu grau de autonomia e na manutenção da desinfecção, higiene e conforto das Unidades de Saúde;
| Efetuar os registos da sua intervenção e recolher as informações que lhe forem determinadas pelos técnicos de nível superior;
| Desenvolver ações de prevenção primária, secundária, terciária e de redução de danos;
| Participar em equipas de despiste e acompanhamento dos indivíduos seropositivos e outras doenças infecto-contagiosas, desenvolvendo atividades complementares de ação terapêutica que promovam a sua reinserção social;
| Efetuar o trabalho de rua junto de cidadãos “sem abrigo”, toxicodependentes, prostitutos promovendo a sua reinserção social;
Plano de Estudos
Docentes da área técnica
Coordenador: Luís Martins
Docente área Técnica: Raquel Carvalho
Docente área Técnica: Miguel Brazete
Docente área Técnica: Ana Raposo