É o/a profissional qualificado para prestar informações, promover, comercializar produtos e serviços turísticos e efetuar o atendimento e a receção, assim como efetuar o planeamento, a organização, a comercialização e a dinamização de atividades de animação turística, de modo a garantir um serviço de qualidade e a satisfação dos clientes.
Técnico/a Informação e Animação Turística
- Duração: 3 anos
- Pré-requisitos: 9º ano completo
- Idade – até aos 19 anos.
DESTAQUE 2024 / 2025
Competências Profissionais
| Planear o serviço de informação e promoção turística e as atividades de animação turística, em colaboração com os órgãos responsáveis da organização, tendo em conta, a estratégia e a política comercial e promocional da organização, os clientes alvo e o mercado.
- Acompanhar as tendências de evolução de tipos e segmentos de turismo, bem como de novos produtos e serviços turísticos.
- Proceder à atualização de informação turística de carácter geral, histórico e cultural, de forma a promover novos produtos e serviços turísticos.
- Auscultar as motivações e interesses dos clientes, de modo a constituir uma oferta de atividades de animação turística vendáveis e a garantir a sua satisfação.
| Prestar informações, promover e comercializar produtos e serviços turísticos, de acordo com a estratégia e a política comercial e promocional da organização e as necessidades e as motivações dos clientes.
| Organizar, desenvolver e comercializar atividades de animação turística, em espaços abertos e/ou fechados, de acordo com a estratégia e a política comercial da organização e as necessidades e as motivações dos clientes.
| Prestar assistência aos clientes com vista a garantir um serviço de qualidade e de acordo com os procedimentos adequados
| Efetuar o atendimento e a receção de clientes no local de prestação do serviço turístico, de acordo com os procedimentos e as necessidades e as motivações dos clientes.
| Dinamizar e conduzir atividades de animação turística, nomeadamente, organizando as atividades e os participantes no tempo e no espaço previsto para a animação.
| Acompanhar e avaliar as atividades de animação turística desenvolvidas.
| Efetuar ou colaborar na prospeção de novos clientes, assim como, na gestão da carteira de clientes.
| Elaborar relatórios e outros documentos de controlo, relativos à sua atividade.