Técnico/a Organização de Eventos – EPAD – Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto
TOE

Curso Profissional de Técnico de Audiovisuais

É o/a profissional qualificado para conceber e organizar eventos, nacionais e internacionais, com o objetivo de gerar negócio, lazer e oportunidades de promoção, de informação e de aprendizagem para os participantes.

  • Duração: 3 anos
  • Pré-requisitos: 9º ano completo
  • Idade – até aos 19 anos.

DESTAQUE 2024 / 2025

Pré-Candidatura Ano Letivo 2024/2025 (Clique Aqui).

 

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Competências Profissionais

| Proceder à análise das necessidades e das condicionantes apresentadas pelo cliente, de forma a permitir a conceção do evento e a avaliação da sua viabilidade.| Registar imagem e som;

  1. Identificar os objetivos, a natureza e as características-chave do evento a realizar;
  2. Identificar o budget;
  3. Identificar as características do público-alvo, nomeadamente, ao nível das suas necessidades e interesses.

| Proceder à conceção e definição do evento a realizar, criando a ideia e o layout conceptual do evento e desenvolvendo o seu branding, tendo em conta as necessidades do cliente e o budget previamente identificados.

| Proceder ao planeamento geral do evento

  1. Determinar a procura esperada do evento, utilizando técnicas de pesquisa de mercado adequadas;
  2. Definir os requisitos do local para a realização do evento, tendo em conta, nomeadamente, a natureza do evento, o público-alvo e o budget previamente identificados;
  3. Identificar os recursos necessários para a realização do evento, nomeadamente, ao nível dos recursos humanos, dos equipamentos, do espaço e das prestações de serviços;
  4. Definir propostas de programas para o evento, tendo em conta os objetivos do evento e as características do público-alvo;
  5. Proceder à estimativa dos custos e das receitas associados à realização do evento.

| Proceder à apresentação da proposta do evento ao cliente, com vista à sua aprovação, especificando, nomeadamente, o tipo e o programa do evento, os recursos necessários e a estimativa de custos e receitas associados.

| Conceber planos de informação e promoção do evento e gerir o seu desenvolvimento junto do público-alvo.

  1. Elaborar planos de informação e promoção do evento em função do público alvo;
  2. Gerir o desenvolvimento das atividades de informação e promoção do evento, nomeadamente, ao nível do desenvolvimento de materiais de informação e promoção, da criação de eventos promocionais, da venda direta dos materiais e do desenvolvimento de ações publicitárias;
  3. Avaliar as atividades de informação e promoção desenvolvidas, analisando, nomeadamente, os resultados alcançados, os custos e os timings associados.

| Proceder ao planeamento detalhado do evento, com vista à sua implementação

  1. Elaborar um cronograma de produção, definindo pormenorizadamente as diferentes etapas necessárias à implementação do evento e prevendo a respetiva progressão;
  2. Definir os recursos necessários para a realização do evento, especificando os equipamentos, a constituição das equipas e comités de eventos e as prestações de serviços;
  3. Definir as funções e as responsabilidades dos diversos recursos humanos e equipas afetos à realização do evento;
  4. Definir o layout físico do evento;
  5. Definir planos operacionais para a realização do evento, identificando de forma precisa as medidas necessárias para implementar e desmontar eventos e contemplando medidas alternativas para fazer face a imprevistos;
  6. Definir planos de segurança e de emergência, se necessário com a colaboração das autoridades competentes, em função dos riscos e perigos identificados;
  7. Elaborar o orçamento para a realização do evento, em função dos custos e das receitas estimados.

| Providenciar os recursos para a realização do evento:

  1. Seleccionar fornecedores de bens e serviços e proceder à sua contratação;
  2. Providenciar as licenças necessárias para a realização do evento;
  3. Providenciar a seleção e contratação dos recursos humanos necessários.

| Coordenar e acompanhar as equipas de trabalho na implementação do evento, garantindo o cumprimento do cronograma de produção e a resposta a imprevistos e/ou situações de emergência.

| Avaliar o desempenho geral do evento, de forma a permitir melhorar o desempenho em eventos subsequentes.

  1. Definir critérios de sucesso relevantes para o evento, nomeadamente, critérios financeiros, grau de satisfação do público-alvo e do cliente, grau de cumprimento do plano do evento e registo de segurança;
  2. Avaliar os resultados do evento em função dos critérios pré-estabelecidos e elaborar relatórios de avaliação.

| Promover a divulgação dos resultados do evento junto dos órgãos de comunicação social e/ou do público-alvo, providenciando, nomeadamente, a organização de conferências de imprensa, a realização de entrevistas com jornalistas, a criação de salas de imprensa e o desenvolvimento de vídeoconferências