É o/a profissional qualificado para conceber e organizar eventos, nacionais e internacionais, com o objetivo de gerar negócio, lazer e oportunidades de promoção, de informação e de aprendizagem para os participantes.
Curso Profissional de Técnico de Audiovisuais
- Duração: 3 anos
- Pré-requisitos: 9º ano completo
- Idade – até aos 19 anos.
DESTAQUE 2024 / 2025
Competências Profissionais
| Proceder à análise das necessidades e das condicionantes apresentadas pelo cliente, de forma a permitir a conceção do evento e a avaliação da sua viabilidade.| Registar imagem e som;
- Identificar os objetivos, a natureza e as características-chave do evento a realizar;
- Identificar o budget;
- Identificar as características do público-alvo, nomeadamente, ao nível das suas necessidades e interesses.
| Proceder à conceção e definição do evento a realizar, criando a ideia e o layout conceptual do evento e desenvolvendo o seu branding, tendo em conta as necessidades do cliente e o budget previamente identificados.
| Proceder ao planeamento geral do evento
- Determinar a procura esperada do evento, utilizando técnicas de pesquisa de mercado adequadas;
- Definir os requisitos do local para a realização do evento, tendo em conta, nomeadamente, a natureza do evento, o público-alvo e o budget previamente identificados;
- Identificar os recursos necessários para a realização do evento, nomeadamente, ao nível dos recursos humanos, dos equipamentos, do espaço e das prestações de serviços;
- Definir propostas de programas para o evento, tendo em conta os objetivos do evento e as características do público-alvo;
- Proceder à estimativa dos custos e das receitas associados à realização do evento.
| Proceder à apresentação da proposta do evento ao cliente, com vista à sua aprovação, especificando, nomeadamente, o tipo e o programa do evento, os recursos necessários e a estimativa de custos e receitas associados.
| Conceber planos de informação e promoção do evento e gerir o seu desenvolvimento junto do público-alvo.
- Elaborar planos de informação e promoção do evento em função do público alvo;
- Gerir o desenvolvimento das atividades de informação e promoção do evento, nomeadamente, ao nível do desenvolvimento de materiais de informação e promoção, da criação de eventos promocionais, da venda direta dos materiais e do desenvolvimento de ações publicitárias;
- Avaliar as atividades de informação e promoção desenvolvidas, analisando, nomeadamente, os resultados alcançados, os custos e os timings associados.
| Proceder ao planeamento detalhado do evento, com vista à sua implementação
- Elaborar um cronograma de produção, definindo pormenorizadamente as diferentes etapas necessárias à implementação do evento e prevendo a respetiva progressão;
- Definir os recursos necessários para a realização do evento, especificando os equipamentos, a constituição das equipas e comités de eventos e as prestações de serviços;
- Definir as funções e as responsabilidades dos diversos recursos humanos e equipas afetos à realização do evento;
- Definir o layout físico do evento;
- Definir planos operacionais para a realização do evento, identificando de forma precisa as medidas necessárias para implementar e desmontar eventos e contemplando medidas alternativas para fazer face a imprevistos;
- Definir planos de segurança e de emergência, se necessário com a colaboração das autoridades competentes, em função dos riscos e perigos identificados;
- Elaborar o orçamento para a realização do evento, em função dos custos e das receitas estimados.
| Providenciar os recursos para a realização do evento:
- Seleccionar fornecedores de bens e serviços e proceder à sua contratação;
- Providenciar as licenças necessárias para a realização do evento;
- Providenciar a seleção e contratação dos recursos humanos necessários.
| Coordenar e acompanhar as equipas de trabalho na implementação do evento, garantindo o cumprimento do cronograma de produção e a resposta a imprevistos e/ou situações de emergência.
| Avaliar o desempenho geral do evento, de forma a permitir melhorar o desempenho em eventos subsequentes.
- Definir critérios de sucesso relevantes para o evento, nomeadamente, critérios financeiros, grau de satisfação do público-alvo e do cliente, grau de cumprimento do plano do evento e registo de segurança;
- Avaliar os resultados do evento em função dos critérios pré-estabelecidos e elaborar relatórios de avaliação.
| Promover a divulgação dos resultados do evento junto dos órgãos de comunicação social e/ou do público-alvo, providenciando, nomeadamente, a organização de conferências de imprensa, a realização de entrevistas com jornalistas, a criação de salas de imprensa e o desenvolvimento de vídeoconferências