É o profissional qualificado apto a efetuar a análise de sistemas, a gestão de base de dados, desenvolver aplicações e proceder à instalação e manutenção de equipamentos e aplicações informáticas de escritório, utilitários e de gestão, assegurando a otimização do seu funcionamento e respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do ambiente.
Programador/a de Informática
- Duração: 3 anos
- Pré-requisitos: 9º ano completo
- Idade – até aos 19 anos.
Competências Profissionais
- Efetuar a instalação, configuração e manutenção de computadores, periféricos, redes locais, sistemas operativos e utilitários, de acordo com as necessidades dos seus utilizadores e a fim de otimizar o funcionamento dos mesmos.
- Instalar e configurar computadores isolados ou em rede e periféricos e proceder à sua manutenção, com vista a assegurar o correto funcionamento dos equipamentos informáticos, de acordo com as suas características técnicas;
- Instalar, configurar, parametrizar e gerir sistemas operativos e utilitários e programas em rede local, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados, com vista a assegurar o correto funcionamento dos mesmos.
- Proceder ao desenvolvimento de aplicações informáticas, tendo em conta as necessidades dos utilizadores e as linguagens técnicas apropriadas.
- Programar aplicações informáticas de gestão e organização, utilizando diferentes tipos de linguagens de programação;
- Analisar e gerir base de dados, de acordo com as técnicas de análise de sistemas de informação e utilizando a linguagem de programação adequada;
- Criar visualizações objetivas e eficazes de dados que resultem em ações concretas
- Programar aplicações cliente-servidor, WEB e orientadas a serviços (SOA).