SPE – Serviço de Psicologia Escolar – EPAD – Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto
SPE: Serviço de Psicologia Escolar

Sofia Faísca

A Dra. Sofia Faísca é licenciada em Psicologia, área de Psicologia Educacional e frequência do 5º ano em Psicologia Clínica pelo ISPA- Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

Formada no âmbito da Avaliação Psicológica da Criança e da Avaliação Psicológica em Orientação Escolar e Profissional, formação ministrada pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA).

Técnica Superior de Inserção Profissional no Gabinete de Apoio Vocacional e Emprego (GAVE), numa Escola Profissional onde fez Orientação Escolar, Acompanhamento Psicopedagógico e Profissional aos alunos.

Animadora de Univa (Unidade de Inserção na Vida Ativa- atual GIP) na Escola Profissional e no Instituto de Emprego e Formação Profissional da Amadora, Formação a Desempregados de Longa Duração de Programas de Balanço e Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais e de Técnicas de Procura de Emprego aos utentes dos Centros de Emprego da Amadora, Cascais e Sintra.

Realizou ainda um estágio no Gabinete de Psicologia e Orientação Escolar do Colégio Vasco da Gama, em Belas e desempenhou funções como Técnica de Estágios e Mobilidade e no ISPA.

Atualmente Psicóloga no Serviço de Psicologia e Orientação da EPAD.

sofiafaisca

Sara Balcão
Psicóloga estagiária

Ex-aluna da EPAD, onde concluiu o curso Técnico de Apoio Psicossocial, Sara formou-se em Psicologia, com especialização em Psicologia Educacional, pelo ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Atualmente, encontra-se a realizar o seu estágio profissional na EPAD, com o objetivo de integrar a Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Ao longo do seu percurso, Sara realizou formações curriculares na Junta de Freguesia de São Vicente, no âmbito do programa CAF-RLF, e na Associação O Companheiro – uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). Participou em várias formações certificadas, como educação para a felicidade, psicologia da educação com foco no bem-estar e sucesso educativo, e sobredotação e inclusão, que visam valorizar talentos e promover a diversidade. Concluiu também a formação nas Escolas Ubuntu – Academia de Líderes Ubuntu.

O seu estágio curricular foi realizado no Agrupamento de Escolas Eça de Queirós, onde Sara desenvolveu projetos de desenvolvimento sócio emocional, orientação vocacional, avaliações psicológicas e consultas individuais. Para além disso, exerceu funções como professora de atividades de enriquecimento curricular no Agrupamento de Escolas do Montijo.

Sara Balcão tem como missão promover o bem-estar e o sucesso educativo dos alunos, ajudando-os a ultrapassar desafios pessoais e académicos, com foco na inclusão e no desenvolvimento integral de cada um.

Sara_Balcao_small

Serviço de Psicologia e Orientação Escolar (SPOE) da EPAD

O Serviço de Psicologia e Orientação Escolar (SPOE) da EPAD dinamiza formações onde os temas vão ao encontro dos interesses e necessidades dos alunos. O nosso objetivo é que o aluno seja esclarecido sobre temáticas atuais que envolvem jovens da sua idade e possam debater as suas ideias e opiniões.

O SPOE dá ainda apoio a toda a comunidade escolar nos projetos e atividades extracurriculares. O SPOE assegura o apoio ao desenvolvimento do sistema de relações entre a escola e a comunidade, articulando a sua ação com outros serviços especializados, nomeadamente no âmbito da Saúde e da Segurança Social, da Educação, de Formação Profissional, Autarquias, Empresas, entre outros.

O SPOE da EPAD disponibiliza ainda vários serviços dirigidos aos alunos da Escola:

  • Apoio Psicológico: Um espaço sempre disponível para o aluno conversar ou esclarecer dúvidas. A Psicóloga vai escutar o aluno, de forma respeitosa e confidencial, e aconselhá-lo para que prossiga com o seu projeto de vida.
  • Apoio Psicopedagógico: A Psicóloga vai acompanhar o aluno ao longo do seu percurso escolar e ajudá-lo a superar algumas dificuldades de aprendizagem através de estratégias de intervenção adequadas ao seu caso. O aluno terá ao seu dispor um Programa de Métodos e Técnicas de Estudo.

Orientação Escolar e Profissional: Reconhecemos a importância da Orientação Escolar e Profissional para ajudar os alunos na tomada de decisão de um Curso do Ensino Superior. Quando os alunos atingem o 12º ano, podem frequentar o Programa de Orientação Escolar e Profissional – através de várias sessões com atividades, visitas de estudo, entrevistas com profissionais, testes e entrevistas, ficam a conhecer-se melhor e têm acesso ao seu perfil de interesses e aptidões, para fazerem uma escolha mais acertada.

Caso optem pela entrada no mercado de trabalho, mais uma vez a Psicóloga vai acompanhá-los nesta transição e prepará-los para a realidade do mercado de trabalho.